Koryu Shoto Kai

A escola de ikebana Koryu Shotokai foi fundada em 1769, no Japão, por Itsuchiken Imaissofussochiu mas só começou suas atividades no Brasil em 1974. Uma versão simplificada das apostilas de cinco estágios do curso de ikebana foi editada em português, com a autorização da matriz no Japão.

Como as outras escolas surgidas antes da Segunda Guerra Mundial, a Koryu Shotokai tem duas vertentes: a clássica e a livre, na qual se pode usar qualquer material nos arranjos como vidro, madeira e até mesmo ferro.
Desde sua fundação em 1974 até o ano de 1978, a escola participou regularmente de um programa na TV Bandeirantes voltado ao público feminino.

O Koryu Shotokai participou de várias exposições, eventos, conferências de ikebana principalmente na cidade de São Paulo e também em outras regiões do Brasil e do exterior. Entre eles a 2° Conferência Regional Sudamérica de Ikebana em 1984 em Assunción, Paraguai e na Exposição Internacional de Ikebana promovida pela Embaixada do Japão, no Paraguai, nos anos de 1985, 1987 e 1988.

A arte de ikebana chegou através da escola na região amazônica em 1993, com um curso realizado a pedido do Consulado Geral do Japão em Manaus, no Amazonas.

A representante da Koryu Shotokai no Brasil, a professora Olga Kikuchi, ministrou aulas de ikebana durante 23 anos na ESPADE, Escola Paulista de Arte e Decoração e 19 anos na FAAP, Fundação Armando Álvares Penteado, ambas em São Paulo. Foi juíza de ikebana por longo tempo no Garden Club de São Paulo e também juíza em cursos de arranjos florais em Holambra, São Paulo.

Em 1992 e 1993, Olga Kikuchi publicou dois manuais de ikebana pela Editora SENAC. Em 1995 e 1996 produziu dois vídeos de orientação de ikebana.
Atualmente a Koryu Shotokai participa dos eventos promovidos pela Associação de Ikebana do Brasil como a tradicional Exposição Coletiva desde 1974.

Relação dos Associados

Alice Miyoko Ishii Burri

Bela Berland

Ke Chung Wu

Midori Sassaki

Olga Yassuko Kikuchi

Sophie Djemal Abadi

Stella M. Cardoso A. Vidiz

Virgínia Vacca Petengill


Contato: koryushotokai@ikebana.org.br









© Ikebana 2017
Associação de Ikebana do Brasil
Rua São Joaquim, 381 – 3º. AND. – SL.33 – CEP 01508-001 – Liberdade – São Paulo – SP